Passe o mouse sobre os elementos para obter informações.
Barra de Ferramentas Barra de Ferramentas Barra de Ferramentas
Barra flutuante contendo diversas funcionalidades que visam melhorar a compreensão e navegação. Oferece opções para visualização e apresentação de informações no mapa.

Clique sobre a barra de ferramentas para obter uma descrição detalhada das funcionalidades.
Informações Informações Quadro de Consulta
Quadro flutuante que exibe informações referentes ao(s) município(s) selecionado(s), de acordo com o(s) tema(s) definidos.
Legenda Legenda Legenda
Quadro flutuante, subdividido de acordo com a informação a ser exibida, contendo os itens que indicam as faixas de valores/quantidades representadas por cores no mapa.
Mapa Mapa Mapa Mapa Mapa Mapa Mapa Mapa
Mapa do Estado do Paraná subdividido por seus municípios ou de acordo com o tipo de informação a ser exibido. O tamanho padrão é definido de forma a caber integralmente na tela de apresentação, sendo este o tamanho mínimo de redução. Ou seja, a partir deste tamanho será permitido somente aproximar o mapa. A cor do fundo destaca o mapa ou qualquer outro elemento apresentado.


Funcionalidades da Barra de Ferramentas
Aumentar
Permite visualizar uma porção do mapa mais perto do que o apresentado na visão atual. Clique no ícone correspondente e depois num dos extremos da área que deseja ampliar. Em seguida, ainda com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o vértice do retângulo vermelho que aparecerá na tela até o outro extremo da área que deseja aproximar.
Voltar Para o Mapa
Deixar no Tamanho da Tela
Exibe todo o mapa do Estado na área principal.
Voltar Para o Mapa
Reduzir
Permite visualizar uma porção do mapa mais longe do que o apresentado na visão atual. Clique no ícone correspondente e depois na área do mapa que deseja reduzir. O mapa aparece centralizado no ponto escolhido.
Voltar Para o Mapa
Mover
Permite arrastar o mapa para visualizar outra área do mesmo na tela principal. Clique no ícone correspondente, posicione o cursor na área que se deseja movimentar e clique sobre ela. Em seguida, ainda com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste o cursor na direção desejada. Esta opção não funciona quando todo o mapa é exibido na tela.
Voltar Para o Mapa
Limpar
Retorna o mapa à sua visão inicial, sem nenhum tipo de informação ou resultado de pesquisa sendo exibido.
Voltar Para o Mapa
Consultar Informações
Apresenta as informações associadas aos dados geográficos, de acordo os temas selecionados. Clique no ícone correspondente e selecione no mapa o município ou conjunto de municípios desejado. Os resultados da pesquisa são exibidos numa nova janela.
Voltar Para o Mapa
Medir Distância
Calcula a distância em quilômetros entre dois ou mais pontos no mapa. Clique no ícone correspondente e clique no mapa no ponto inicial e depois no ponto final da medida. O resultado será apresentado no canto superior esquerdo da tela, ao lado das coordenadas. O valor [Distância] corresponde ao comprimento da linha desenhada no mapa. O valor [Segmento] é a distância entre o último ponto da linha e a coordenada atual do mouse.
Voltar Para o Mapa
Legenda
Abre uma janela contendo as definições da simbologia utilizada no mapa, de acordo com o tipo de informação a ser exibida.
Voltar Para o Mapa
Minimizar / Maximizar Menu
Minimiza ou maximiza os menus da barra de informações.
Voltar Para o Mapa
Help
Exibe a ajuda online do sistema.
Voltar Para o Mapa
Localizar Coordenadas
Permite localizar coordenadas em formato UTM ou Geográficas. Ao clicar no ícone correspondente, o Quadro de Entrada apresentará o formulário para preenchimento dos valores para os diferentes sistemas de projeção. Ao clicar no botão [Pesquisar], um triângulo vermelho será desenhado no local das coordenadas. Clicando no botão [Limpar] do Quadro de Entrada, apenas o ponto desenhado será apagado do mapa.
Voltar Para o Mapa
Localizar Municípios
Permite a localização de determinados municípios. Ao clicar no ícone correspondente, o Quadro de Entrada apresentará o formulário que permite a seleção de um município. Ao clicar no botão [Pesquisar], o mapa será aproximado na região da opção selecionada, a qual estará destacada.
Voltar Para o Mapa
Sair
Sai do sistema.
Voltar Para o Mapa